Implantodontia
Você sabe o que é implantodontia e o que ela faz?
A implantodontia é o ramo da odontologia especializado na instalação e manutenção de implantes dentários que servem como forma de fixação para próteses.
Sendo assim, confira mais a seu respeito no artigo abaixo:
Implantodontia o que é?
A implantodontia é uma das especialidades da odontologia que realiza a reabilitação oral de pacientes através da instalação dos implantes que servem como pontos de fixação para futuras próteses dentárias.
Desse modo, ela possui o objetivo de devolver ao paciente a funcionalidade e a estética que eram proporcionadas pelos dentes originais.
Por sua vez, a instalação dos implantes também contribui para o aumento da autoestima do paciente, visto que devolve a ele seus dentes perdidos garantindo um melhor aspecto de seu sorriso.
Portanto, as próteses dentárias que utilizam implantes são uma ótima alternativa visto que os implantes proporcionam uma maior estabilidade para as próteses.
O que é implante dentário?
O implante dentário é uma estrutura muito semelhante a um pino que é fixada no osso de sustentação dos dentes, onde anteriormente ficava a raiz dentária.
Sendo assim, ele é uma estrutura que age como uma raiz artificial de dente para as futuras próteses, a fim de conceder a elas maior estabilidade.
Quais são as vantagens oferecidas pela implantodontia?
Assim como dito anteriormente, a implantodontia é a especialidade responsável pela instalação e manutenção de implantes dentários.
Sendo assim, ela é utilizada para devolver a funcionalidade e estética que anteriormente eram proporcionadas pelos dentes naturais.
Porém, eles garantem certas vantagens para as próteses que os utilizam, confira:
1. Melhoria da mastigação
A implantodontia é capaz de restabelecer toda a função mastigatória do paciente de uma forma que a prótese dentária se mantém mais estável por conta dos implantes.
Sendo assim, as próteses que são fixadas por implantes conferem uma estabilidade muito maior ao paciente na hora de realizar suas atividades cotidianas.
Isso se deve ao fato de que os implantes deixam as próteses mais firmes, portanto não ficam se soltando nem mal apoiadas de modo que exerçam pressão a mais em alguma região podendo causar danos.
2. Melhora a fala
Muitas pessoas acham que a fala é completamente proveniente das cordas vocais e do movimento da língua. Porém, vários fonemas são desenvolvidos através do conjunto delas com os dentes.
Portanto, a perda dentária pode causar um enorme prejuízo à fala, além de que em alguns casos pode constranger a pessoa fazendo-a ter vergonha de falar.
Além disso, diferentemente das dentaduras, que podem acabar saindo durante a fala e complicá-la ainda mais, as próteses fixadas por implantes não se soltam, sendo assim, não comprometem de forma alguma a fala.
3. Não comprometem a estrutura óssea
Em alguns casos, as próteses móveis podem acabar exercendo uma pressão a mais em determinada região da gengiva.
Isso por sua vez pode acabar causando danos à estrutura óssea e causando complicações nelas. Já no caso das próteses suportadas por implantes, isso não ocorre, pois os implantes garantem que toda a pressão seja dividida de maneira igual.
Além disso, os implantes fazem com que as próteses os utilizam não toquem a gengiva, por conta disso não causam nenhum dano a elas nem comprometam a estrutura óssea.
4. Possuem o processo de adaptação muito mais simples
As dentaduras, tanto de silicone quanto de acrílico, possuem um período no qual a boca do paciente demora para se acostumar ao uso da prótese.
No caso da dentadura de acrílico, podem ocorrer pequenas feridas na gengiva inicialmente, e a dentadura de silicone pode exigir um período maior de adaptação.
Já nos implantes, só é necessário esperar pelo período de osseointegração e logo em seguida a prótese é instalada e o paciente pode seguir com sua vida normalmente.
Quais são os tipos de implante dentário?
O implante dentário é um dispositivo que possui a função de exercer a função de uma raiz de dente artificial para as futuras próteses.
Sendo assim, ele consegue conferir uma maior estabilidade para a prótese dentária, tanto durante a mastigação quanto na realização de outras atividades.
Eles podem ser fixados de várias maneiras, além de possuírem diferentes tipos materiais com os quais podem ser construídos.
Esses materiais, que podem ser titânio ou zircônia, são altamente biocompatíveis, desse modo, não causam nenhum tipo de rejeição quando instalados no paciente.
O grande diferencial entre os dois é sua estética, visto que o implante de titânio possui uma tonalidade de metal e a zircônia possui uma tonalidade mais esbranquiçada.
Além disso, a zircônia também é uma ótima alternativa nos casos onde os pacientes são alérgicos ao material metálico.
Como é feito o processo de implantodontia?
O implante dentário é colocado através de uma cirurgia realizada na própria clínica odontológica sob o efeito de anestesia local.
Geralmente, esse procedimento dura por volta de aproximadamente uma hora e meia para cada implante, podendo demorar mais caso seja necessário extrair algum dente no processo.
A cirurgia é feita através de um corte realizado na gengiva, que permite que o dentista tenha acesso a região onde o implante será instalado. A seguir é feito um furo no osso e logo após encaixa-se o pino do implante nesse furo.
Após a instalação do implante, é necessário esperar por um período de até seis meses para que ocorra a osseointegração, que é o processo onde o tecido ósseo irá se regenerar e se aderir ao implante dentário.
Assim que o período da osseointegração passa, é chegado o momento de realizar a reabertura da gengiva e fixar uma peça chamada cicatrizador.
A seguir, é necessário esperar a cicatrização da gengiva para realizar a instalação da prótese dentária.
Contraindicações do implante dentário
O implante dentário é indicado quando o paciente passou por uma perda dentária e possui o desejo de repor os dentes perdidos com uma prótese fixa por implantes.
Porém, esse procedimento não pode ser realizado por todas as pessoas, sendo assim, confira as contraindicações desse procedimento.
O implante dentário é contraindicado em casos de:
- Gravidez;
- Problemas cardíacos ou ósseos;
- Menores de idade;
- Problemas relacionados à coagulação ou cicatrização;
- Diabetes descontrolada;
- Problemas de saúde bucal, como por exemplo a gengivite;
- Câncer.
Visitas regulares ao dentista
As visitas regulares ao dentista são importantes para que o paciente possa tirar suas dúvidas a respeito da implantodontia.
Caso o paciente também possua o volume ósseo inadequado, as visitas oferecem a possibilidade de avaliar se o paciente possui a densidade óssea necessária e realizar o enxerto ósseo caso necessário.
Por meio delas, o paciente também consegue relatar qualquer tipo de sintoma anormal que ele esteja sentindo, e assim o dentista consegue iniciar o processo de avaliação para identificar os problemas.
Ele também consegue garantir que o tratamento de problemas como o tártaro e a cárie, sejam tratados logo em seu início, evitando que se tornem complicações severas.
Além disso, por meio delas também é possível efetuar a profilaxia, que é limpeza profissional dos dentes e deve ser feita de 6 em 6 meses para a manutenção da higiene dos dentes.